sábado, 2 de novembro de 2013

Um Combate Mortal, cap 1



E aê galera...

Hoje venho com uma missão difícil, pois comentarei sobre um jogo que terá o meu eterno respeito e reconhecimento, mesmo com todas as falhas no roteiro e com várias decepções no decorrer da franquia.
 
Vamos hoje falar do game que trouxe muita porrada, mortes e sangue para as telas dos ARCADES e vídeo games. Trago a vocês uma analise de MORTAL KOMBAT!!!!!









Rsrssrs, tenho certeza que na cabeça da galera que era nascida quando este titulo chegou nos fliperamas e acompanhou a trajetória desta saga, cantarolou mentalmente a musica tema do filme.

 Mortal kombat é o titulo do jogo desenvolvido na década de 90. Lançado em 1992, por Ed Boon e Jhon Tobias pela empresa Midway. MK como ficou conhecido, é um jogo de luta, de artes marciais, que surgiu quando outro jogo no mesmo estilo estava em seu auge, e este jogo é o também não menos conhecido “Street Fighter”. Acontece que o futuro rival direto de Mortal kombat tinha uns personagens caricatos e desenhados e Mortal Kombat chegou dando um fatality com uma tecnologia e ousadia que deixou o mundo de boca aberta.

Os desenvolvedores e criadores do jogo resolveram trabalhar com a tecnologia de captura de imagem e dessa forma não teríamos personagens desenhados na tela, mas sim atores reais executando golpes reais. A principio o jogo seria baseado no Ator “Jean Claude Van Damme”, devido ao sucesso de seu filme “O Grande Dragão Branco”.

Acontece que Van Damme não topou participar do jogo e gravar as cenas para a geração do personagem e o jogo seguiu a produção com uma história própria.


.

MK tem um visual sombrio, trilha sonora excelente, atores como personagens e algo que na época era único em jogos de vídeo game, sangue, sangue e muito sangue...
Os Aventureiros do Bairro Proibido, outra inspiração para MK

Mortal Kombat  teve sua classificação taxada para maiores de 18 anos e em alguns lugares o jogo foi até evitado e repudiado, pois se não bastasse a chuva de sangue que acontecia a cada golpe desferido, o jogo tinha um sistema de finalização onde o vencedor da luta poderia executar um Fatality, ou seja, quando um jogador desferia o ultimo golpe que drenasse a barra de energia do adversário o mesmo ficava cambaleando na tela e uma mensagem aparecia com a voz do imperador de Outworld dizendo “Finish Her(him)!!!!”, indicando que o vencedor poderia finalizar o adversário com um golpe fatal.

Bom, com tanto sangue que rolava no jogo e pelo titulo que deixava claro que haveria mortes não seria nada demais o vencedor dar um ultimo soco e assim matar o seu adversário... Porém Boon e Tobias, não se contentaram com um simples soco e cada personagem tinha uma finalização própria que ia desde um beijo energético que queimava o adversário até um coração arrancado e exibindo ainda pulsando nas mão do vencedor.

A história


A terra (Earthrelm) estava em ameaça de invasão por um reino de outro plano (Outworld). E Raiden o protetor da terra juntamente com os deuses antigos fazem um trato para defender o reino colocado sobre seus cuidados, assim fica combinado que de tempos em tempos haveria um torneio de artes marciais onde seriam convocados guerreiros de alto nível para representar os reinos em questão e o reino que conseguisse 10 vitórias consecutivas teria o direito de tomar o reino derrotado para si. E desta forma estava criado o MORTAL KOMBAT, um torneio sem regras onde os lutadores brigariam até a morte para defender seu reino.
Outworld já tinha 9 vitórias sobre a terra e havia chegado o tempo do próximo torneio, Outworld estava garantida da vitória com sua arma, um príncipe Shokan (raça de homens dragões, muito respeitada em Outworld) que derrotou a terra nas ultimas 9 vezes e é nesse ponto que o jogo se inicia.
(A história não é beeeeeeeeem assim, ou não é atualmente assim, então mais pra frente irei ajustando os fatos)

Os Personagens







O jogo contava com 10 personagens sendo que 7 destes eram selecionáveis, 1 era secreto e tinha 2 chefes... Na tela de seleção estavam: Johnny Cage, Kano, Sub-Zero, Sonya Blade, Raiden, Liu Kang e Scorpion.

Johnny Cage, notoriamente era o personagem inspirado em Van Damme, e embora seja o primeiro da tela de personagens ele passou a ter um papel secundário na história do jogo e não sei se por implicância, por Van Damme ter recusado o papel, ele morre VÁRIAS vezes durante os jogos. O personagem é um famoso ator de Holywood e lutador de artes marciais que batalha por querer provar para o mundo que ele dominar poderes especiais e o que se vê nos filmes não se trata de efeitos especiais. Desta forma Jhonny aceita prontamente o convite para o torneio achando que seria a sua chance de mostrar seus poderes ao mundo.
Johnny ao finalizar, arrancava a cabeça do adversário com um gancho.



Kano, é um fora da lei e membro do clã “Black Dragon”, fugindo de uma perseguição policial ele se infiltra no navio que parte com os lutadores do Mortal Kombat e assim é acolhido por Shang Tsung e aceita lutar por Outworld. Kano usa uma mascara metálica que esconde o lado direito de seu rosto e solta raio lazer pelo este olho da mascara. Kano é claramente inspirado em “O Exterminador do Futuro”.
Kano ao finalizar, arrancava o coração e o exibia ainda pulsando


Sub-Zero,  é um ninja assassino e é assim inspirado nos filmes de ninja que foram lançados bem no inicio da década de 90, período este em que Mortal Kombat estava sendo desenvolvido. Filme como "Enter the Ninja", provavelmente foi a maior inspiração para o personagem.  E assim como EU, muitos jogadores se identificaram com o personagem que passou a ser um dos preferidos do jogo. Sub-Zero é um dos 3 ninjas do jogo e especificamente era um membro do clã “Lin Kuei”, os Lin Kuei era um dos clãs de ninjas mais renomados da China e Sub-Zero era o melhor membro da ordem. Desta forma foi convidado para participar do torneio em nome da terra. O ninja é da raça cryomancer, uma raça que possui a habilidade de dominar o frio. Seu uniforme é da cor azul.
Sub-Zero ao finalizar, arrancava a cabeça e coluna vertebral.




Sonya Blade, é membro do esquadrão “Special Forces”, e estava na caça de Kano quando o mesmo invade o navio que ia para o torneio. Sonya invade o mesmo atrás do seu alvo e assim como Kano acaba sem querer na ilha onde ocorreria o torneio mortal. Sonia possui habilidades de luta admiráveis e também conta com uns truques secretos. Não sei se na época a personagem já existia, mas agora me veio uma semelhança entre Sonya Blade e Lara Croft (Tomb Raider). Mas a real inspiração para Sonya foi a atriz e karateca Cynthia Rothrock.
Cynthia Rothrock
Cynthia Rothrock
Cynthia Rothrock
Sonya ao finalizar, assoprava com um beijo, uma energia que queimava o adversário.


Raiden, este personagem é nada mais nada menos que o deus do trovão e o protetor da terra. Um ser com raios correndo pelo corpo, teleporte e vôo facilmente caiu no gosto dos jogadores. Raiden não compete no torneio, mas colocar o mentor da terra e deus do trovão como personagem jogável foi uma estratégia de mestre. Buscando uma fonte de inspiração para o personagem, Raiden tem uma semelhança brutal com o personagem "Temporal Lightning"do filme “Os Aventureiros do Bairro Proibido”, que usava o chapel chinês de palha e também tinha poderes elétricos.
Raiden ao finalizar, eletrocutava o oponente até que explodisse.


Liu Kang, é o personagem principal do jogo, sendo a maior esperança de Raiden contra as forças de Shao Kan, o imperador de Outworld.
Parece até sacanagem, mas colocar Liu Kang como personagem principal num jogo onde se tinha a intenção de ter Van Damme como astro foi uma resposta não dita, pois Liu Kang era descaradamente inspirado em Bruce Lee.
Liu Kang é um monge Shaolin, pertencente a ordem “White Lótus”, um perfeito e controlado lutador. Sendo um monge o visual de Liu Kang seria o tradicional careca, porém o ator se recusou a cortar o cabelo.
Liu Kang ao finalizar, possuía o fatality menos agressivo, executando uma acrobacia seguida de um gancho.



Scorpion, além de inspirado  nos ninjas clássicos como Sub Zero, tem inspiração notória no personagem "Ghost Rider" (motoqueiro fantasma) da Marvel. É o personagem mais sombrio e diabólico do jogo, e aqui o bagulho fica doido... O segundo ninja a aparecer na lista de personagens é trajado na cor amarelo e foi membro do clã “Shirai Ryu”. Sim, digo foi porque em uma missão na qual foi enviado, também foi confiada a um membro dos Lin Kuei, e este membro era Sub-Zero. Quando o ninja Lin Kuei chegou na sala do objetivo, Hanzo Hasashi (Scorpion) já estava no local, e como um leal membro do clã, Sub-Zero matou o Shirai Ryu a sangue frio. Pelo desejo de vingança a alma de Hanzo foi enviada a Netherrelm (reino inferior) e lá Quan Chi um feiticeiro do mundo inferior mostrou a Hanzo que o ninja Lin Kuei ao sair do local e apresentar a missão concluída, partiu para uma missão particular que era a de eliminar todos que pudessem o perseguir pela morte de Hanzo e isso significava a aniquilação dos Shirai Ryu e da familia de Hanzo.
Sedento por vingança e movido pelo ódio, Hanzo especula voltar para Earthrelm e assim se vingar do Lin Kuei. Selando um acordo com o deus caído Hanzo retorna como Scorpion, um espectro usando a cor amarelo do sangue do demônio que derrotou no inferno para obter seu direito de vingança...
Assim, quando Scorpion descobre que Sub-Zero foi convocado para o Mortal Kombat, ele se apresenta em Outworld e parte em sua busca de vingança.
Scorpion é declaradamente o personagem preferido de Ed Boon.
Scorpion ao finalizar, retirava sua mascara revelando o crânio esquelético e com uma baforada de fogo incinerava o adversário.



Secretos

No cenário “The Pit” era possível jogar o adversário la de cima com um gancho no final da luta.
Porém nesse cenário após uma vitória perfeita (sem usar defesa, sem levar dano e finalizando o inimigo) o jogador ativava uma luta com um personagem secreto.

Reptile, Chamado nesse game ainda de Scorpion, era um ninja que usava um uniforme verde, possuía as habilidades de Scorpion e Sub-Zero, não tinha uma história definida ainda neste game. A luta ocorria entre os espetos embaixo da ponte.

Os Chefes



Mortal Kombat trazia 2 chefes no jogo, um pela história e como atual campeão do torneio e outro como mentor de Outworld e chefe final. E estes eram em Mortal Kombat respectivamente Goro e Shang Tsung.

Goro, um príncipe Shokan de Kuatan, era um guerreiro imponente e líder das tropas de Outworld. Goro é o atual campeão do Mortal Kombat derrotando no ultimo torneio o grande kung Lao, um membro da White Lótus. Goro tem a aparência de um monstro com 4 braços e é o único personagem que não foi feito por captura de imagem de um ator. Goro era feito de massa de modelar e animado digitalmente.




Shang Tsung, é o braço direito do imperador Shao Kan e o feiticeiro do reino de Outworld. Tsung tem a aparência de um ancião chinês, tem a habilidade de copiar a aparência das pessoas e assim suas habilidades e é um colecionador de almas. Shang Tsung é claramente inspirado no feiticeiro "Lo Pan" do filme “Os Aventureiros do Bairro Proibido”.



Na história do jogo as lutas que ocorrem com os personagens são:

Sonya vs Kano, onde Sonya vence Kano e após a luta é capturada.

Sub-Zero vs Scorpion, onde Scorpion mata Sub-Zero e após a luta abandona o torneio.

Johnny vs Goro, onde Johnny vence em uma luta acerrada.

Liu Kang vs Shang Tsung, onde Liu Kang é o novo campeão do torneio.

Curiosidades


O jogo para consoles (Mega Drive) teve o sangue censurado e para habilitar era preciso digitar na tela principal o código ABACABB. Acontece que os membros da equipe  de MK eram fanáticos por musica e ABACAB é o título de uma música da banda Genesis.

O nome de Johnny Cage, não foi escolhido ao acaso, uma vez que o personagem é referencia clara ao ator Jean Claude Van Damme, por isso as iniciais JC.

Inicialmente Liu Kang seria careca, sim o visual padrão de um monge. Mas parece que o ator se recusou a raspar a cabeça e o esboço do personagem foi alterado.

Kitana e Kenshi já estavam planejados MK1, assim como uma versão mais humana de Goro.

Somente Liu Kang, Kano e Raiden mantiveram seus nomes como nos projetos do jogo. Todos os outros personagens tiveram seus nomes alterados

Johnny Cage = Michael Grimm
Sub Zero = Thundra
Sonya Blade = Kurtis Stryker
Goro = Rokuro
Shang Tsung = Shang Lao

Kenshi = Yoshitsune Minamoto
Kitana = Kitsune


Sonya Blade não estaria em Mortal Kombat e em seu lugar teríamos um personagem que atualmente é conhecido por Jax Briggs (mk2) e que na época tinha o nome de Kurtis Stryker, que atualmente é o nome de um outro personagem (mk3). Além de tomar o lugar de Jax (Stryker) Sonya também ficou com toda a história do personagem. Confuso né?

Em alguns arcades ocorria um erro na palheta de cor na hora de escolher Scorpion ou Sub- Zero e ao iniciar o jogo o personagem ficava com o uniforme na cor vermelho e no lugar do nome aparecia a mensagem ER MAC (abreviação de ERROR MACRO) e isso foi o suficiente para os fãs terem um “novo” personagem secreto.

No cenário "The Pit", passavam várias coisas estranhas no céu como uma bruxa voando em sua vassoura e um Papai Noel e seu trenó.

Reptile foi o primeiro personagem secreto em um jogo.

Ed Boon, contou em uma entrevista que uma vez saindo do estúdio estressado com mais um dia de trabalho desenvolvendo idéias para Mortal Kombat, ligou para a namorada com intenção de relaxar um pouco e a mesma o dispensou dizendo estar menstruada. Ed disse que na hora a primeira coisa que veio a mente dele foi muito sangue e segundo o mesmo essa foi a inspiração para tanto sangue em Mortal Kombat.


Primeiros Esboços e produção:


Esboço da história e de um personagem que deu origem a Shang Tsung











Atores:








Capa poster de Mortal Kombat








É isso aê galera, té +...

2 comentários:

  1. Onde tu achou esses desenhos? Tem sobre mk2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala dos esboços??? Achei pesquisando, garimpando o Google, da uma olhada na publicação sobre MK2 e vê se tem algo que vc curta

      Excluir