sábado, 7 de janeiro de 2017

TEAM ICO - SOTC, Wanda to Kyozō



E aê galera,

Dando continuidade nos títulos da Team Ico, hoje trago a obra master de Ueda. Então vamos de:

SHADOW OF THE COLOSSUS

(ワンダと巨像, Wanda to Kyozō)

“O último e triste golpe...”





Tendo em média os mesmo 4 anos de produção que seu antecessor (Ico), Sotc como ficou conhecido pelos fãs chega no PlayStation 2, em 27 de Outubro de 2005 e relançado numa edição especial juntamente com Ico em 22 de Setembro de 2011 para o Playstation 3.

Desta vez o jogo trás uma jogabilidade com ação-aventura e puzzles, onde a tarefa de encontrar e derrotar os inimigos faz do jogo um grande puzzle.



Jogabilidade:





A aventura dessa vez se da pela relação entre o jovem protagonista (Wander) e sua égua (Agro) e a busca para ressuscitar uma jovem chamada Mono. Para isso o jovem utiliza de uma espada que reflete a luz do Sol, e assim deve descobrir o caminho para os inimigos que terá que derrotar. A mesma espada revela pontos vitais nesses inimigos (Colossus), que são criaturas de pedra de tamanho colossal (daaaammm, daí o nome do jogo).

Então basicamente devemos explorar um cenário de mundo aberto, e encontrar o caminho onde se encontra os colossus e depois arrumar um meio de escalar os mesmos e atingir seus pontos vitais.

Após encerrar o jogo, é liberado um modo Time attack, onde os colossus devem ser derrotados dentre de um tempo determinado, e assim liberando itens a cada 2 colossus derrotados.



História:


Uma águia voa pela encosta de uma montanha, o tempo esta chuvoso, um jovem cavalga pela encosta carregando um embrulho acomodado a sua frente. Em sua jornada passa por florestas até chegar diante de uma fenda entre dois grandes pilares que dão acesso a uma longa e alta ponte que se estende até uma grandiosa torre conhecida como “Templo da Adoração”.



Chegando ao fim da ponte, uma passagem se abre misteriosamente, o jovem que se chama Wander adentra no templo e desce uma rampa circular chegando no térreo e encontrando um tanque redondo. Wander segue montado em sua égua Agro para o grande salão, grandiosas estatuas estão dispostas nas paredes laterais do grande salão.


Wander chega a parte da frente e agora esta diante de alguns degraus que dão acesso a um altar de pedra, com grandes colunas suspensas sobre o altar. O jovem para sua égua, desce com o embrulho e segue em direção ao altar. Ele deposita o embrulho sobre o altar e puxa o pano revelando o corpo de uma jovem menina.



Uma narração se inicia com a voz de Emon, mostrando a mascara do shaman e diz:


“Aquele lugar começou a partir da ressonância de pontos de interseção. Eles são substítuidos por lembranças e gravados em pedra.
Sangue, jovens rebentos, céu...
E aquele com a capacidade de controlar seres criados a partir da luz...
Nesse mundo é dito que se o escolhido desejase, ele poderia trazer de volta a alma dos mortos...
Mas entrar neste local é totalmente proibido.”


Wander fica por uns instantes a observar o corpo da menina, quando percebe Agro agitada e ao se virar visualiza criaturas negras enfumaçadas saindo do chão, ele saca uma espada que emite um tênue brilho e ao estender a mesma para as criaturas, a espada reflete a luz do sol e emite um ressonar. As criaturas ao presencias a espada se dissipam e uma voz se manifesta do alto do templo numa abertura circular do teto.


A voz que fala ao jovem é conhecida como Dormim, uma entidade antiga e selada nessas terras, chamadas desde então “Terras proibidas”.
Dormim se manifesta para Wander e começa um dialogo:





DORMIN: Tú possui a Ancient Sword!? Então tú es mortal.


WANDER: É você Dormin? Me foi dito que aqui nas extremidades do mundo existe um ser que pode controlar a alma dos mortos.

DORMIN: Tú estás certo. Nós somos conhecidos como Dormin.

WANDER: Ela foi sacrificada pois tem um destino amaldiçoado. Por favor, eu preciso de você para trazer de volta a alma dela.

DORMIN: A alma dessa donzela? Almas uma vez perdidas não podem ser recuperadas... Esta não é a regra dos mortais? Com esta espada entretanto pode não ser impossível.

WANDER: Verdade?

DORMIN: Isso é claro, se você conseguir realizar o que pedirmos.

WANDER: O que tenho que fazer?

DORMIN: Eis os ídolos que se destacam ao longo da parede... Tú teras que destruir todos eles. Mas estes ídolos não podem ser destruídos pela mão de um mortal.

WANDER: O que tenho que fazer?

DORMIN: Nessa terra existem Colossos que são as encarnações desses ídolos. Se tú derrotar-los os ídolos caíram.

WANDER: Entendo.

DORMIN: Mas preste atenção agora, o preço que você irá pagar será muito caro.

WANDER: Não importa.

DORMIN: Muito bem. Levante a tua espada sobre a luz e o lugar aonde apontar a luz da espada lá tu encontráras o Colosso que deves derrotar.




Wander segue as instruções e encontra a área de seu primeiro adversário.

01#-VALUS





 é um ser a semelhança de um minotauro com seus chifres quebrados ou cortados, portando uma clava.

Wander escala o gigante, encontra seus sigilos (pontos vitais) e golpeia com a Espada. A cada golpe uma fumaça negra sai do local atingido. No ultimo golpe a criatura desaba, e após um tempo fios negros saem do colosso e entram no corpo de Wander que cai desacordado.

Wander aparece caído no chão do Templo da Adoração, e um ser de sombra o observa, ele levanta e se dirige até o altar onde esta a jovem morta, quando repara o ídolo de Valus se rompendo. E um pombo branco surge próximo ao altar.

A luz no teto se manifesta novamente e da para Wander a dica para o próximo colosso e isso se repete até o ultimo colosso:


#2-Quadratus

“Teu próximo adversário é...

Na caverna a beira-mar...

Ele se move lentamente...

Levante tua coragem para derrotá-lo...”






Agora dois seres de sombra observam Wander, o ídolo de Quadratus se rompe e mais um pombo branco se aproxima do altar...


3#-Gauis


“Teu próximo adversário é...

Um copa gigante sobe aos céus...

A ira do gigante adormecido abala a terra...”







4#-Phaedra


“Teu próximo adversário é...

Na terra de vastos campos verdes...

Fileiras de sepulturas que orientam...

É gigante, mas na verdade esta com medo...”





Antes de Wander levantar, Agro se move até Mono e a observa...





5#-Avion


“Teu próximo adversário é...

Ele lança uma sombra colossal em um lago enevoado...

Como ele sobe através do céu...

Alcançá-lo não é tarefa fácil...” 





6#-Barba


“Teu próximo adversário é...

Um gigante se esconde debaixo do templo

Ele anseia por destruição...

Mas é um tolo...”











7#-Hydrus


“Teu próximo adversário é...

Uma ruína escondida no lago...

Uma onda de trovão se esconde debaixo d´água...








8#-Kuromori


“Teu próximo adversário é...

Uma cauda presa dentro de um balde no fundo da floresta...

Uma sombra que se arrasta nas paredes...”




Wander tem uma visão de Mono acordando... E menciona pela o nome da Jovem...
Ele levanta, se aproxima do corpo de Mono e toca sua face suavemente...



9#-Basaran


“Teu próximo adversário é...

A terra onde as árvores pulmonar crescem...

Ele dorme em uma cama de lago seco...

Um despertar rude...”






10#-Dirge


“Teu próximo adversário é...

Uma areia isolada da duna...

Suas trilhas estão bem escondidas...

Sacudindo a terra, seu olhar está sobre ti...”




11#-Celósia


“Teu próximo adversário é...

Em um altar com vista para o lago...

Um guardião vive...

Ele mantém as chamas vivas...”






12#-Pelagia


“Teu próximo adversário é...

Paraíso flutua sobre o lago...

Um ser silencioso possuí o trovão...

Uma ponte se movendo para atravessar terrenos mais elevados...”







Emon e mais 5 cavaleiros seguem para as “Terras Proibidas”, eles avistam a entrada no horizonte e diz: “Apenas um pouco mais para chegar...”



13#-Phalanx


“Teu próximo adversário é...

Nas vastas terras do deserto...

A trilha gigante deriva através do céu...

Tu não está só...”





14#-Cenobia


“Teu próximo adversário é...

Um guardião vive...

Em uma cidade fechada bem além do canal...

Ele anseia por destruição...”


   







15#-Argus


“Teu próximo adversário é...

Um gigante caiu no vale...

Ele atua como um sentinela para uma cidade destruída...”







16#-Malus


“Finalmente, o último colosso...

O ritual está quase no fim...

Teu desejo é quase concedido...

Mas alguém agora está a entrar em teu caminho...

Apressa-te, pois o tempo é curto... 





Seguindo a direção apontada pela Espada Ancestral, Wander chega a um grande portão duplo com uma plataforma circular a frente, há uma brecha circular e luminosa, no centro do portão. Wander estende a espada e direciona a luz no circulo. O portão se abre.
Wander segue por uma escadaria e fica diante uma ponte. A ponte esta incompleta no inicio e no fim. Wander pega impulso com Agro e salta o primeiro vão, a ponte começa a desmoronar, Agro acelera e arremessa Wander para o outro lado e não consegue saltar, caindo no penhasco...

Wander se arrasta para a beira e observa sua companheira cair no rio...



O clima esta chuvoso e trovejante, Wander passa pelo trajeto sendo atacado por bolas de fogo, lançadas pelo Colosso. Ele escala o colosso que se assemelha a uma grande torre e após muita estratégia chega ao ultimo ponto vital que esta no topo da cabeça do Colosso. Wander da o ultimo golpe e como sempre, fios negros penetram o corpo do andarilho que cai desacordado...




Emon e seus cavaleiros adentram as Terras Proibidas e atravessa a grande ponte, a porta do Templo se abre e eles descem a rampa para o grande salão.

Um dos cavaleiros chama o Lord Emon e atenta para o último ídolo a ser destruído...

Emon não acredita no que vê e dirige o olhar para o altar, onde vê o corpo de Mono.

O ultimo Colosso esta destruído e o corpo de Wander caído no chão levita sendo conduzido até o Templo.

Emon, esta recitando um ritual no corpo de Mono, quando se vira e percebe o corpo de Wander caído no meio do salão. A Espada Ancestral caí e finca no chão.

Os seres de sombra emergem do chão e Wander acorda e começa a levantar. Sua aparência esta totalmente modificada, seus cabelos ruivos, agora são negros, sua pele esta manchada, seus olhos brilham como os dos Colossos e chifres saem de sua cabeça.

Emon se espanta ao identificar Wander. Acusa ele por ter roubado a espada, entrado com ela naquelas terras e ter executado o feitiço proibido. Diz que ele foi somente usado e ordena que acabem com o mal.

Wander caminha lentamente em direção ao altar.

Emon diz que Wander está possuído pelos mortos. E repete a ordem para que matem o jovem.

Um dos cavaleiros armado com uma besta atira e atinge a perna de Wander eu cai. O local atingido fica escuro e uma sombra começa a se espalhar na perna de Wander.
Outro cavaleiro saca uma espada e atinge o peito de Wander, que estava caído ao chão. O andarilho segura a lamina e no local do ferimento esguicha uma substancia negra como a fumaça que saia dos colossos.
O cavaleiro se afasta.

Wander se levanta com a espada atravessada em seu peito e cambaleando estende a mão em direção da Mono que ainda esta desacordada no altar. Ele retira a espada do próprio corpo e mais fumaça sai do ferimento, uma sombra se espalha cobrindo o corpo dele, que solta a espada no chão e cai desacordado.

Emon olha para a jovem morta e ao olhar novamente para Wander, percebe que a entidade se manifesta a partir do corpo do andarilho. Dormin esta livre.

Um grande ser de sombra com chifres, asas, olhos como pontos de luz e patas como de touro surge.
Dormin revela que Emon dividiu o corpo dele em 16 partes por uma eternidade, com o objetivo de selar o poder dele e diz que ressurgiu, referindo a si mesmo no plural. Diz ter tomado emprestado o corpo do andarilho e mais seres de sombra surgem e se fundem a entidade que é na verdade uma legião.

Emon ordena que vedem o Santuário.

Dormin ataca Emon e seus guerreiros. Alguns correm em direção ao tanque e outros atacam a entidade.

Um dos guerreiros recupera a Espada Ancestral. Todos correm para o tanque.

Dormin sopra uma rajada sobre Emon e seus grupo.

Todos sobem a rampa circular. Emon ordena que preparem o seu cavalo e toma posse da Espada Ancestral.

Emon se aproxima da beira, estende a Espada Ancestral com as duas mão e arremessa ela no tanque, banindo a entidade. Quando a Espada ancestral toca a água do tanque, uma luz se espalha na água e um vórtice circular surge formando um cone do tanque até o topo do templo.
A energia suga Dormin do salão que tenta se prender ao chão, a entidade vai se dissipando revelando o corpo de Wander ainda tomado pelas sombras.

Wander mesmo tomado pelas sombras e sendo sugado pelo vórtice, ainda tenta chegar ao corpo de Mono no altar. O vento forte suga Wander que se segura soa degraus da escada e na borda do tanque. Ele não resiste por muito tempo e á finalmente sugado para o tanque.
Emon e seus cavaleiros se retiram das Terras Proibidas pela grande ponte, uma energia de luz sai de colunas que desaparecem e fazem a ponte desmoronar.

Mono acorda e se lavanta, olha em volta e desce do altar. Desce a escada e olha para a abertura no teto. A égua Agro adentra o altar mancando e se aproxima da jovem, que lhe acaricia a face.



Nesse momento é como se Mono pudesse ver realmente tudo que aconteceu, a cena é cortada e é exibido os restos mortais de cada um dos 16 Colossus.

A cena retorna para mostrar Emon chegando ao final da ponte. E Emon diz que:

“Ninguém poderá mais entras nessas terras...

Você deve estar vivo...

Se é mesmo possível continuar a existir nessas terras seladas...

Um dia, talvez, você vai se arrepender pelo que fez...”


A cena retorna para o santuário e Agro segue mancando em direção ao tanque, Mono a segue. Agro para diante do tanque e Mono observa um bebe nu dentro do tanque, agora seco. Mono se aproxima e pega o bebe.

A pequena criança possui chifres na cabeça.
Agro sobe a rampa e Mono a segue.

Ao chegar diante de onde deveria haver a grande ponte, Agro segue uma rampa na parte externa e Mono vai logo atrás. A rampa revela um lindo jardim no alto do santuário, com cascatas de água, arvores e alguns animais.

Mono observa um servo mais ao fundo, próximo ao buraco de onde Dormin se manifestava. Todos os animais se reúnem em torno da Mono com o bebe. Os pombos brancos e uma águia voam e a câmera acompanha o vôo da águia.
A águia voa e podemos observar o feixo de luz que emana do corpo morto dos Colossos até o céu. O céu escurece, a chuva cai, vamos relâmpagos ao fundo, a águia grita e é o FIM...


Itens:

Após finalizar e salvar o jogo, se carregar o save o jogo da um reboot e mantem todo o progresso de Vitalidade e Estamina, e isso gera um looping infinito. Porém agora podemos nos aproximar dos ídolos no templo e pressionar o botão (O - BOLA), que ira abrir o modo Time Attack, onde o jogo te dará um tempo para derrotar o colosso em questão. A cada 2 colossos derrotados um item surgira no tanque, localizado no fundo do templo.

Time Attack Normal:






Time Attack Hard:







Agro Cores:


Após coletar todos os itens do Time Attack Normal, carregue ou inicie um novo jogo pressionando segurando o botão ([] - QUADRADO) e a égua Agro estará na cor MARROM

Após fazer o mesmo no Time Attack Hard, faça o mesmo procedimento pressionando o botão (O - BOLA) e Agro estará na cor BRANCA.

Para retornar a cor PRETA, faça o mesmo procedimento, porém pressionando o botão (/\ - TRIANGULO).

Ainda é possível trocar a mancha diamante pelo simbolo "I" de Ico, para isso basta iniciar um jogo tendo um save de Ico.





Itens descartados:

Estes itens estavam disponíveis na versão Beta, porém por algum motivo foram descartados.




Progressão da alteração física de Wander:

Essas mudanças ocorrem a cada colosso derrotado.



Telas de Game Over:












Tamanho dos Colossus e personagens:















Curiosidades:

Shadow of the colossus talvez seja o jogo mais enigmático de todos os tempos. Lançado em 2005 e relançado em 2011, hoje em 2016, após 11 anos de seu lançamento e duas gerações à frente, o título ainda é jogado com a mesma empolgação por fãs de todo o mundo. Talvez o motivo seja a forma como Ueda cria e conduz a história de seus jogos, na verdade muita coisa fica vaga, dando assim margem para interpretações e muita busca.

Então vamos para as curiosidades:

  • A entidade que se comunica com Wander durante todo o jogo se chama Dormin, que escrito invertido fica NIMROD, referencia clara a Ninrod, um caçador babilônico citado na bíblia, como grande caçador de bestas feras. Ninrod é tido como Oduduwa um grande conquistador africano, dito na cultura Yoruba como o fundador da cidade de Santa Ife. Porém a figura esta mais associada a citação bíblica. 
  • A grande torre chamada Templo da Adoração, é referencia a torre de Babel, localizada na babilônia, onde segundo a bíblia Nabucodonosor ergueu a torre para tocar o céu como demonstração de seu poder. Segundo o relato bíblico, o deus Abramico fez com que as pessoas envolvidas na construção falassem línguas diferentes, e assim não houvesse entendimento e com isso o projeto não conseguisse ser concluído. 
  • Ainda no templo, há algo misterioso, pois ele pode ser escalado, revelando em seu topo um belíssimo jardim, com animais, fonte de água e arvores frutíferas. Aqui temos outra referencia a Nabucodonosor, pois o mesmo alem da torre de Babel, também construiu os jardins suspensos da Babilônia. 
  • Ainda nesse jardim temos outra referencia a bíblia, pois todos os frutos encontrados nas arvores pelo mapa do jogo, concede um aumento na vitalidade de Wander, porém as frutas do jardim no topo do Templo da Adoração, diminuem a vitalidade de Wander, chegando ao ponto de reduzir à vitalidade ao nível inicial caso se coma todas as frutas do jardim, mesmo Wander já tendo comido todas as frutas do mapa e derrotado todos os colossus (o que tambem concede vitalidade e stamina), mesmo a quantidade de frutas do jardim sendo menor que as frutas do mapa fora do jardim. Esta referencia é também bem notória com o fruto proibido do Jardim do Éden. 
  • O jogo possui 16 colossus e ser encontrados e derrotados. Embora o numero inicial fosse 48, que após ver que umas idéias não funcionavam, foi reduzido para 24, e no final ficaram apenas 16. Esses 8 descartados são citados no artbook. Mas o interessante é que o numero é de 16 colossus, e como narrado por Dormin que ele(s) foram separados em 16 partes para assim selar seu poder. Dormin e assim os colosuss, são referencias a personagens bíblicos e divindades antigas, pois Ninrod é associado a reis e divindades do mundo antigo como: Nabucodonosor, Marduk (deus assírio-babilônico), Gilgamesh (herói babilônico), Órion (caçador grego), Osíris (divindade egípcia). 
  • Toda a arquitetura do jogo lembra as construções da assíria e Babilônia. 
  • Os nomes dos colossus como se conhece hoje são nomes dados por fãs, pois o jogo não lhes atribuem nomes. Na versão beta havia um meio de se chegar diretamente nos colossus e então eles tinham uns nomes bem genéricos que eram:
01-Minotaur_A

02-Mammoth
03-Knight
04-Kirin
05-Bird
06-Minotaur_B
07-Eel
08-Yamori_B
09-Tortoise
10-Narga_A
11-Leo_A
12-Poseidon
13-Snake_C
14-Cerberus
15-Minotaur_C
16-Budda_A

          Porém não se sabe como os nomes como conhecemos (01-Valus, 02-Quadratus, 03-Gaius, 04-             Phaedra, 05-Avion, 06-Barba, 07- Hydrus, 08-Kuromori, 09-Basaran, 10-Dirge, 11-Celosia, 12-           Pelagia, 13-Phalanx, 14-Cenobia, 15-Argus e 16-Malus) foram atribuídos a eles. 
  • A batalha contra o Colossu #14 (Cenobia) lembra muito o episodio II de Star Wars, onde na Arena Petranaki, Obi Wan Kenobi, Anakin Skywalker e Padmé Amídala, utilizam umas criaturas para derrubar colunas e se soltar. 
  • O relato por Ueda de que havia um segrego no jogo fez com que jogadores de todo o mundo vasculhasse o jogo procurando um Colossu secreto. Mesmo após Ueda revelar que o segredo era uma forma de escalar o Templo da Adoração e chegar ao Jardim Secreto, ainda hoje fãs buscam descobrir algo no jogo. 
  • O modo time attack concede 1 item a cada 2 colossus derrotado no tempo determinado. Muitos desses itens são referencias a ICO, seu antecessor. Dentre eles temos a espada do Sol e a espada Rainha. 
  • Embora Shadow of the Colossus tenha sido lançado depois de ICO, Fumito Ueda revelou que a história de Shadow of the Colossus acontece antes dos eventos de ICO. E Wander seria o primeiro ancestral da linhagem dos meninos de chifres. 
  • No cenário do jogo podemos encontrar uma praia que lembra muito a praia do final de Ico. Também podemos encontrar os círculos das portas do castelo de Ico no deserto próximo ao colosso 13, Phalanx 
  • Para derrotar o colosso 11, Celosia, Wander utiliza um pedaço de madeira, outra referencia a Ico 
  • A cada 4 colosso derrotado a aparência de Wander é alterada. Seus cabelos e pele escurecem até que no ultimo colosso seu cabelo de ruivo esta negro, sua pele toda manchada, seus olhos iguais aos dos colossus e chifres cresceram em sua cabeça. 
  • A cada colosso derrotado, o ser selado no colosso observa o corpo de Wander caído no chão do Santuário. Somando 1 a cada colosso derrotado, da mesma forma 1 pombo branco surge próximo ao altar onde esta Mono, para cada ídolo destruído. 
  • Um feixe de luz emerge do corpo morto de cada colosso em direção ao céu.
  • Wander não é o nome do personagem, na verdade Wander significa "andarilho".
  • Mono em japonês fica escrito もの, que significa "coisas", então a Mono poderia significar as "COISAS" pelas quais nos sacrificamos em nossas vidas. 
  • O titulo do jogo em seu idioma original é ワンダと巨像, que significa " O andarilho e as imagens enormes" em uma tradução literal, mas poderia ficar como: "O caminho para os grandes ídolos", "Caminhando para os grandes ídolos".

Capas e Posters do Jogo:














SOTC OST:







É isso aê galera, té +...

Nenhum comentário:

Postar um comentário