domingo, 7 de fevereiro de 2021

Pequenos Guardiões (Mouse Guard) - Outono 1152

  E aê galera,

 

Hoje vou falar de uma série de livros que me pegou de surpresa. Conheci o título ao ver, sem querer, um vídeo do projeto de um filme em animação para o mesmo, porém não busquei mais informação e nem sabia que se tratava de uma animação sobre uma série de livros. Após algum tempo, mas uma vez sem querer, eu me deparei com uma arte e achei o traço e a ideia fantástica.

 

Em resumo eram ratos em um cenário de idade média, com espadas, machados e capas... Sim ratos, mas com um traço que os deixavam fofos. Bom, a principio gera uma confusão, pois embora os ratinhos fossem fofos de olhar, eles eram destemidos e estavam usando espadas. E imaginem um cenário onde ratos enfrentam predadores e problemas naturais para proteger seus territórios e outros ratos... Essa é a premissa de MOUSE GUARD, ou como foi chamado em terra brasileiras, PEQUENOS GUARDIÕES.

 

MOUSE GUARD

Pequenos Guardiões

 

A ideia surgiu da cabeça de um artista chamado David Petersen, quando ele estava em um churrasco com amigos e família e começou a rabiscar alguns ratinhos. A ideia cresceu e os 3 ratinhos viraram membros de um grupo chamado “A Guarda”. A Guarda era uma ordem de ratos guerreiros que se formou pela necessidade de os mesmos defenderem seus territórios em uma guerra aberta contra as doninhas, seus inimigos de velhos tempos. E foi assim que no ano de 1149, a matriarca dos ratos fundou na cidade de Lockhaven, um grupo de ratos que lutou e venceu a guerra contra as doninhas. E desde então a cidade de Lockhaven é o posto da Guarda e o local de moradia da matriarca. Desde a guerra a Guarda tem patrulhado fronteiras, escoltado viajantes, defendido territórios e mantido a ordem. Ratos da Guarda são identificados por usarem uma capa. A escolha da cor e a entrega da capa é feita por seus mentores ao final do treinamento. Os veteranos treinam os novatos e assim a Guarda e os ratos se mantem vivos.

  

Outono 1152



O primeiro arco ocorre no Outono de 1152, quando uma patrulha formada por 3 ratos é enviada para buscar um comerciante que se aventurou por uma rota perigosa e não se tinha noticia de sua chegada ou retorno. Esses 3 ratos são, KENZIESAXON e LIEAM.



Kenzie é um rato veterano e também o líder do grupo. Ele usa uma capa azul e um bastão como arma, embora prefira usar a inteligência ao invés de armas. Possui a pelagem grisalha.





Saxon, é um guarda experiente. Usa uma capa vermelha e uma espada longa. Saxon é impulsivo e esquentado. Possui a pelagem castanha.



Lieam é novo de idade e na Guarda. Usa uma capa verde e uma espada curta e triangular. Possui a pelagem ruiva.

 


A história é dividida em 6 capítulos e em Outono 1152 os capítulos são esses:

  

Na barriga do Monstro


A patrulha encontra a carroça do mercador e são surpreendidos por uma cobra. Lieam acaba sendo 
abocanhado, mas vence a cobra (monstro). Kenzie descobre que o mercador era um traidor da Guarda. E estava rumo a BarkStone.

Neste capitulo Kenzie recita o lema da guarda:

“Não importa contra o que se luta, mas pelo que se luta.”

 
Nas Sombras


Sadie uma Guarda vai até o território de Calogero em busca de Conrad. Chagando ao posto, ela se depara com o local abandonado e é surpreendida por um rato manco que usa um gancho de anzol como arma. Esse é Conrad.

Conrad revelou que estava a investigar o mercador que negociava com um rato que se ocultava nas sombras e descobriu que o mercador recebeu um mapa de Lockhaven, coisa que ninguém possui. Obviamente era uma traição interna.

Na manhã seguinte caranguejos atacam a casa e Conrad se sacrifica contendo os predadores para que Sadie fuja e chegue a Lockhaven.

 

O Retorno do Machado

A patrulha descobre que o mercador levaria o mapa para a cidade de Barkstone, e para lá se dirigiram.

Próximo de Barkstone o trio encontra um Guarda com uma capa preta, era o Meia Noite. Os Guardas entram na cidade e andam por ela buscando coletar alguma informação.

Percebendo que estão sendo seguidos, Kenzie e Saxon iniciam uma distração enquanto Lieam esconde sua capa e espada para andar sem ser notado como membro da Guarda.

Lieam acaba sendo confundido com um recruta de um exercito que usava armaduras negras, e sua capa e espada são encontradas revelando a intenção dos Guardas, ocasionando na prisão de Kenzie e Saxon.

 

O Fantasma das Trevas

Kenzie e Saxon foram amarrados e pendurados para morrer a própria sorte. Mas foram resgatados por um rato que os levou para sua casa.

Quando Kenzie e Saxon despertam são questionados sobre o paradeiro do machado do rato que os “salvou”. Mesmo se identificando como Guardas e vestindo suas capas, o rato questiona a identificação dos dois e se revela como sendo Celanawe, o Machado Negro.

Uma luta se inicia, pois os Guardas tem Machado Negro como morto, e por fim acabam se juntando para capturar o traidor.

Lieam se rebela e acaba sendo capturado. Um rato nas sombras portando um Machado Negro se mostra como o líder desse exercito de ratos usando armaduras negras.

 

A Marcha de Meia Noite

O exercito negro que é liderado por Meia Noite, um rato da Guarda que se mostrou rebelde a matriarca e a própria Guarda, marcha rumo a Lockhaven.

Ao mesmo tempo a patrulha agora composta por Kenzie, Saxon e Celanawe

A história da arma e do herói que se tornam um e respondem pelo nome de MACHADO NEGRO é explicada.

“Um ferreiro chamado Farrer que perdeu sua família para predadores,

forjou o Machado como arma para se vingar dos predadores.

A arma era pesada e foi levada a Lockhaven para que um herói a empunhasse.

Então um rato de Lockhaven aceitou a missão de usar o Machado

para caçar predadores e proteger os ratos.

Seu nome permaneceu em segredo e todos o conheciam

como o Machado Negro.”

 

Quiggly, anuncia a Rand, um rato da Guarda, que um rato se aproxima dos portões. Sadie chega com o aviso da traição. O portão emperra antes de fechar por completo e o exercito do Meia Noite chega diante de Lockhaven.

 

Retorno à Honra


Meia Noite exige que Gwendolyn, a matriarca e líder da Guarda, apareça. Rand nega o pedido e o exercito do Meia Noite invade.

Gwendolyn solicita ajuda ao guardião do apiário para que envie abelhas para combater os invasores. Lieam consegue escapar em meio à confusão e ataca os invasores.

Meia Noite chega a sala da matriarca que tem Rand e Sadie como defensores. E por uma passagem secreta surge a patrulha de Kenzie. Um combate tem inicio e quando Meia Noite estava prestes a encerrar a vida de Gwendolyn, Celanwe o contem, recupera o machado e antes de desferir o golpe fatal no traidor é contido por Gwendolyn.

Meia Noite é banido para além da fronteira dos ratos e não contará mais com a ajuda da Guarda.

A Guarda agora se preocupa com o próximo inimigo, o Inverno.

 

Epílogo

Gwendolyn fala que dos 114 membros do exército do Meia Noite, somente 3 foram presos. Os outros retomaram suas vidas como se o evento não houvesse acontecido.

Cita que Rand ainda sofre com a ferida na sua perna, causada na guerra contra s doninhas. E agora na luta contra o exército do Meia Noite, a ferida piorou.

Sadie vivia isolada no posto de Frostic. Agora está de volta a Lockhaven, porém ainda sofre pela morte de Conrad.

Kenzie e Saxon são amigos e se completam, juntos são rivais difíceis de vencer.

Lieam foi recrutado para a Guarda em 1149, e é um novato com futuro promissor. Sua experiências o amadureceu mais rápido. E agora tem Celanawe como mentor.

Celanawe de fato é mencionado nos registros como um rato da Guarda. Porém prefere que o fato de ser ele o lendário Machado Negro, se mantenha em segredo aos que juntos combateram Meia Noite.

Lockhaven está sem suprimentos para passar o Inverno que chega.


Algumas imagens Extras




É isso aê galera, té +

Nenhum comentário:

Postar um comentário