domingo, 28 de março de 2021

Mouse Guard - RPG

 E aê galera...

Hoje volto ao universo de MOUSE GUARD, mas não vamos falar sobre nenhuma história escrita por David Petersen, hoje vamos falar do sistema de RPG baseado no universo de Mouse Guard, onde nós podermos viver nossa própria história como um Rato da Guarda. Hoje a resenha é sobre:


MOUSE GUARD - RPG

Arte do box da primeira edição

Arte do livro

Kit da primeira edição

Arte de divulgação



Este sistema de jogo foi baseado nos livros de David Petersen de mesmo nome, Mouse Guard. Desenvolvido por Luke Crane, o sistema busca criar um jogo de interpretação onde a experiência te lance dentro do mundo dos ratos. 

Funciona com sistema de patrulha, ou seja, um grupo de ratos da Guarda que patrulham o território dos ratos resolvendo os mais diversos problemas, visando o bem comum. A Guarda funciona como uma ordem que busca trabalhar para gerar uma vida satisfatória e segura aos ratos.

A mecânica é bem diferente dos sistemas mais conhecidos. Vejamos alguns pontos:

  • Ao invés de ter que rolar dados e obter resultados maior ou menor que o valor dos atributos. Em Mouse Guard rolamos uma quantidade de dados igual ao valor do atributo (considerando acréscimos e reduções) e se busca um numero de sucessos maior que o valor do obstáculo (nível de dificuldade do teste). Ex.: Em um teste de carpintaria com dificuldade 2, onde o rato tem a pericia com 4 pontos, ele vai rolar 4 dados e precisa que 2 deles sejam sucessos.
  • Os dados utilizados são dados de 6 faces comuns. Resultados de 1, 2 e 3, são falhas, e Resultados de 4, 5 e 6 são sucessos. Sendo o 6 um sucesso especial que permite dentro de algumas condições rolar um dado extra. Dados customizados utilizam a imagem de uma cobra substituindo od números 1, 2 e 3, a imagem de espadas para os números 4 e 5, e um machado para o numero 6, fazendo referencia ao Machado Negro, arma utilizada pelo herói de mesmo nome.
  • O jogo ganha seu auge nos conflitos, onde uma mecânica de ações comparadas se inicia. Três ações de 4 opções são escolhidas por rodada, e são confrontadas com outras 3 escolhas da equipe rival. Segue-se então uma serie de testes baseado na combinação das cartas de ação que se confrontam e o objetivo é reduzir Pontos de Disposição e não pontos de vida, ou seja, não necessariamente o conflito se restringe e Luta com objetivo de morte, mas a mesma mecânica se aplica a debates, perseguições, lutas e qualquer disputa entre 2 lados.

  • Ao invés de perder pontos de vida, os ratos adquirem CONDIÇÕES, que são SEDENTO E FAMINTO, IRRITADO, CANSADO, FERIDO E DOENTE. Tais cartas influenciam diretamente nos testes. Ou seja, se num conflito de luta o mestre julga que embora a equipe ganhou o conflito, mas perdeu consideráveis ponto de disposição, ele pode aplicar a equipe ou a alguns membros a condição de ferido.

  • Armas e armaduras também são utilizadas com cartas que modificam testes.


  • Por fim, embora pareça confuso a mecânica de Mouse Guard é bem intuitiva e bem explicativa nas próprias cartas. O jogo possui regras bem interessantes quando a representar um rato, porém um rato com características humanas, pois nesse universo, ratos e doninhas possuem uma estrutura social muito semelhante a nossa sociedade da idade medieval. O desafio é viver como um rato, ou seja encarnar os desafios de um dos animais mais inferiores na cadeia alimentar, mas tomando muitas decisões que fogem a natureza de um rato. Aqui que se cria a grande sacada do jogo. A NATUREZA rato é muito útil para varias situações, porém quando se usa ações fora da natureza de um rato (esconder, fugir, forragear e escalar), utiliando a natureza como base de teste, e se obtém uma falha, a margem de falha reduz parcialmente o valor da NATUREZA do personagem, então o uso do atributo NATUREZA tem que ser bem pensado e por meio disso que entram as outras regras, como pontos de Persona e Destino. 
  • Em Mouse Guard não existe pontos de experiência como estamos acostumados, testes bem sucedidos e mal sucedidos são o parametro para evoluir o atributo testado. Ações dentro de alguns parametros garantem pontos de Persona e Destino.
  • O RPG foi distribuído no Brasil pela RETRO PUNK.





Kit da Segunda Edição

Conteúdo do Kit da segunda edição no Brasil 

O Kit da segunda edição foi lançado por financiamento coletivo e a maior recompensa era um Kit com:

  • Livro de Regras
  • Livro com Novas Regras
  • Livro com Novas missão prontas
  • Escudo do mestre
  • Bloco com fichas de jogador
  • Bloco com fichas de mestre
  • Fichas prontas dos personagens da Guarda
  • 20 dados customizados
  • 4 conjuntos com cartas de AÇÕES, CONDIÇÕES, ARMAS E ARMADURAS
  • 1 mapa do território em papel
  • 1 mapa do território em tecido
  • saquinho temático para guardar dados



É isso aê galera, té +...

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